Conheça as principais modalidades do off-road

2012SX_Seattle_jumps

No post de hoje vamos mostrar quais são as características das mais famosas modalidades do off-road e como se realizam as competições.

Motocross

As competições de motocross geralmente são realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar a 1,5 km. Essas pistas incorporam características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, curvas, retas e costelas, que são sequências de pequenas lombadas. Normalmente na linha de chegada há um grande salto chamado de “table top”, que tem como finalidade mostrar a habilidade do condutor. As corridas ocorrem tradicionalmente em terreno molhado. As provas são divididas em várias categorias. Nas que são realizadas pelos profissionais, as baterias podem durar até vinte minutos.

flying-cross

Arena Cross

É disputada em espaços que se assemelham a estádios, vem daí o nome “arena”. Nas pistas as disputas são empolgantes por causa da proximidade do público com os competidores. O formato em arena permite que patrocinadores apresentem e divulguem seus produtos de forma mais direta ao grande público, seleto e consumidor, que acaba se envolvendo com a produção de imagens nos telões, luzes, fogos e som.

Arena Cross 2011

Supercross

É uma competição muito parecida com o Arena Cross e disputada com as mesmas motos. A grande diferença é o tamanho e o tipo dos obstáculos da pista. No Supercross são feitos obstáculos artificiais, já no motocross eles tendem a ser mais naturais. As disputas acontecem em circuitos fechados de terra, com pista menor, e saltos e aterrissagens mais agressivos e emocionantes.

2012SX_Seattle_jumps

Rali

É uma forma de competição disputada em vias públicas ou privadas, com motos modificadas ou especiais e também por motos convencionais, sem preparação. Os participantes pilotam entre pontos de controle determinados (estágios), saindo em intervalos regulares, originados em um ou mais pontos de partida.

sertoes2005_moto_12

Freestyle Motocross

O Freestyle Motocross, ou FMX, é uma variação relativamente nova do esporte. Não é corrida, simplesmente concentra-se na execução de manobras acrobáticas enquanto se salta com motos preparadas para as manobras radicais. O vencedor é escolhido por um grupo de juízes que pontuam os pilotos pelo estilo, nível de dificuldade da manobra, melhor uso do percurso e reação dos espectadores também.

maxresdefault

Trial

São provas com motocicletas especialmente fabricadas para essa modalidade de competição, geralmente realizadas em circuitos fechados que privilegiam a visão do público. Seu objetivo é a transposição de obstáculos considerados impossíveis e inimagináveis para uma motocicleta.

TARRAGONA GRAN PREMIO DE ESPÑA DE TRIAL 2005 2005/04/24 FOTO: MANUEL QUEIMADELOS

Trilha

Não é competição, apenas um esporte radical praticado por pessoas comuns, em regiões afastadas das cidades (mato, morros ou florestas), apenas como lazer. Elas utilizam motocicletas no formato off-road.

dscf1500