Cuidados com a moto

fotomoto

Conheça alguns cuidados com a moto que você deve ter para preservar o veículo e aumentar a vida útil dela.

Triumph-Street-Triple-Carplace-4

1- Assim como os carros precisam de uma revisão anual completa feita por um especialista, as motos também têm essa necessidade. Na revisão devem ser verificadas as condições do motor, estado dos pneus e da carroçaria.

2- Um dos aspetos mais importantes no que diz respeito às motos é a mudança de óleo. O recomendado é verificá-lo a cada cinco ou dez mil quilômetros percorridos, dependendo do modelo da moto. A troca geralmente acontece na época da revisão do veículo. É bom lembrar também que no verão se consome mais óleo e que no inverno o consumo é menor.

3- A manutenção das pastilhas de travão da sua moto também é bastante importante, pois a nossa segurança depende do funcionamento correto delas. O recomendado é que se faça uma revisão a cada dez ou quinze mil quilômetros, dependendo das vias que você percorre e da sua capacidade de condução. Nas cidades o ideal é fazer uma revisão logo com 10.000 km rodados. Quando as pastilhas do freio tiverem dois milímetros ou menos é aconselhável fazer a substituição por novas.

4- O cuidado com os pneus é uma fundamental. O recomendado é sempre que sair de casa verificar se eles não mostram sinais de desgaste, rachaduras, furos, rasgos ou outro tipo de alteração que possa vir a pôr a sua vida em risco durante a condução. Em caso de desgaste não deve esperar muito tempo para fazer a mudança de pneus.

5- Também é recomendado fazer uma limpeza ao filtro de ar a cada 10.000 km, isto evita a entrada de sujeiras no motor da sua moto. Se você conduz numa zona com muita poeira, o ideal é limpar o filtro de ar todos as semanas.

6- A bateria da moto normalmente tem a durabilidade de dois anos, após esse tempo é aconselhável substituir a peça com a aprovação do mecânico. Lembre-se que durante o inverno é conveniente ser recarregada periodicamente para evitar que a geada afete o funcionamento do veículo.

7- Entre os seis e doze mil quilômetros, deve ser realizada uma revisão às velas de ignição, acessório que normalmente não traz muitos problemas para a moto.

8- A corrente da moto deve estar sempre tensa e oleada, no entanto estes componentes duram bastante tempo, podendo resistir a mais de 30.000 km sem haver necessidade de ser substituída. Na revisão anual pode verificar o estado da corrente e confirmar se é necessário trocá-la.