Dicas de como fazer trilha de moto

motociclista em trilha

Começar a fazer trilha com sua moto pode ser um prazer que você não sabia que existia, ainda mais para quem gosta de aventura, geralmente tem vontade de aprender um esporte novo e sair da rotina.

O empecilho pode ser o medo de tentar, de não conseguir enfrentar os obstáculos e achar que a aventura não vai poder ter o resultado esperado por não saber o que fazer. Por isso, para começar a aprender e pegar o jeito da coisa, é importante garantir que algumas práticas sejam tomadas.

Confira nossas dicas de como praticar trilha de moto e entre de cabeça nesse mundo.

Escolha seu equipamento

motociclista realizando manobra em trilha

Antes de começar a praticar e ver como tudo funciona, você precisará de um bom equipamento, que garanta conforto enquanto você pilota e traga proteção para todo o seu corpo.

Você pode optar por kits mais simples, que contemplem itens obrigatórios como o capacete, bota, calça, camisa e luvas, por exemplo, mas os kits mais indicados para começar são os mais completos, que também incluem colete, joelheira, cotoveleira, óculos e bolsa para ferramentas e água.

Escolha sua moto

motociclista realizando trilha na natureza

Você pode ter sua moto, mas para a prática de trilhas é preciso encontrar o modelo certo, que seja propriamente criado para a tarefa para que não afete prejudicialmente a própria moto e o piloto também.

No início, o mais indicado é escolher uma moto pouco potente, mas fácil de pilotar e que pode continuar ajudando a passar pelos obstáculos sem perder resposta e poder. Com a variedade de modelos novos e usados, é possível analisar bem antes de escolher, conquistando uma amiga em duas rodas que não vai te deixar na mão.

Encontre alguém mais experiente

Dois motociclistas praticando trilha juntos

Um piloto mais experiente, que possa acompanhar sua aventura, é uma ótima forma de aprender e evitar erros durante a prática das trilhas.

Muitas vezes, esse piloto mais experiente em trilhas pode ser um amigo, um familiar ou um conhecido que pode ajudar você a enfrentar os trajetos e a ganhar mais habilidade na pilotagem dos mais variados caminhos.

Quando não existir nenhum piloto experiente para acompanhar, tente encontrar uma outra pessoa para começar a praticar com você. Com os dois em aprendizado e trocando experiências e auxílio, todas as horas na prática das trilhas podem ser mais proveitosas.

Teste os trajetos e sua moto

trajetos-trilha

Antes de praticar com sua moto em trilhas mais íngremes, pesadas e cheias de desníveis, você pode escolher trajetos diferentes, como ruas com menos movimentação ou lugares de terra e pedras, por exemplo, para testar e sentir a moto e os locais mais tranquilos.

Depois de adquirir mais experiência em locais considerados mais fáceis, você pode aumentar a dificuldade gradativamente e melhorar suas habilidades dentro dos mais variados terrenos.

Moto em terreno de trilha

Além disso, o desempenho da sua moto é crucial para enfrentar todos os obstáculos propostos nas trilhas. Sentir o que a moto pode fazer, como você pode fazer e o que fazer são aprendizados que você consegue praticando, tentando entender como a motocicleta funciona.