Dicas para escolher o melhor capacete

dicas-para-escolher-o-melhor-capacete

A escolha do melhor capacete na hora de pilotar sua motocicleta é muito importante para manter o conforto durante o percurso e, claro, não sofrer com nenhum risco em relação à segurança por causa de uma escolha errada. Então confira essas dicas de como escolher o melhor capacete para você.

Comece pelo tamanho

capacete-motociclista

O tamanho do capacete é a primeira característica a ser observada para escolher a melhor opção. Para saber qual tamanho é o mais ideal para você, basta você usar uma fita métrica para medir a circunferência da sua cabeça entre a ponta das orelhas e as sobrancelhas. Confira os tamanhos conforme a medida verificada durante a sua mensuração:

  • XS (PP): Entre 53 e 54 cm
  • S (P): Entre 55 e 56 cm
  • M (M): Entre 57 e 58 cm
  • L (G): Entre 59 e 60 cm
  • XL (GG): Entre 61 e 62 cm
  • XXL (GGG): Entre 63 e 64 cm

Ao provar o capacete, certifique-se que ele não fique apertado, mas ainda assim, justo na cabeça, de forma que ele não acabe saindo facilmente. No início do uso, é comum sentir certo desconforto com o tamanho, mas o próprio capacete acaba cedendo com o uso e alargando. Por isso, adquirir capacetes muito largos no início não é uma boa ideia.

Do que é feito o capacete?

motociclista-na-rua

O material de que é produzido o capacete diz muito sobre as necessidades que ele irá atender durante a pilotagem. Por exemplo: modelos feitos em fibra de carbono são ótimos para viagens longas, trajetos que levam horas para serem vencidos. Por terem grande resistência e menor peso, tornam-se melhores aliados nesses momentos.

Já para viagens na cidade e trajetos curtos, modelos produzidos em fibra de vidro são mais ideais, já que possuem a mesma leveza e resistência para até velocidades médias.

Os modelos chamados de tri-compostos são os mais resistentes do mercado, normalmente com resina termoplástica injetada, que conferem maior resistência contra impactos, elevada resistência térmica e leveza.

Atenção ao modelo

modelo-de-capacete

Existem diversos modelos no mercado, que se diferenciam pelo seu visual e funções. O modelo fica a critério do gosto do motoqueiro, que pode analisar todas as características do modelo e fazer sua melhor escolha. Alguns modelos que podem ser citados vêm de duas divisões distintas, que dizem muito sobre como o modelo pode ser:

capacete-on-road

  • On-road – Capacetes On-road possuem 3 tipos de modelos: os abertos, fechados e articulados.

– Os capacetes abertos possuem um design bastante atrativo, mas são menos seguros em relação aos outros, já que deixam parte do rosto do motociclista exposto. Alguns deles não possuem viseira. Nesse caso, é obrigatório o uso de óculos especial.

– Os capacetes fechados são os mais comuns e são considerados por especialistas também os mais seguros, já que protegem o motociclista de pedras, insetos e outros elementos que podem ser lançados contra o rosto durante a pilotagem.

– Os capacetes articulados ou escamoteáveis são os modelos mais pesados do on-road e oferecem uma mescla das funções fechada e aberta para que o motociclista tenha mais comodidade caso precise falar, por exemplo, sem precisar tirar o capacete.
capacete-off-road

  • Off-road – Os capacetes off-road são usados por praticantes de enduro, freestyle, motocross, rally e trilha, por exemplo, entre outras competições. Eles possuem a queixada mais alongada, de forma a trazer mais segurança em caso de queda do piloto.

Outras dicas

motociclista-ao-ar-livre

Confira outras dicas importantes para garantir a melhor escolha em questões de segurança e conforto do seu capacete:

  • Verifique se o capacete conta com o certificado do INMETRO, que garante que o equipamento é seguro para ser usado.
  • Escolha um capacete que permita a visão máxima, periférica.
  • Adquira capacetes com bom sistema de ventilação.
  • Cores brilhantes para os capacetes melhoram a visibilidade do motoqueiro nas estradas.

O capacete é um item obrigatório de segurança. Não fique sem. A Competizione está aqui para oferecer uma linha completa de capacetes. É só escolher o seu!