A importância de usar botas de segurança na pilotagem

A _importancia_de_usar_botas_de_seguranca_01

Muitos veneram motos por elas proporcionarem muita adrenalina e radicalidade durante seus trajetos. O espírito de aventura e perigo encanta muitas pessoas e faz com que a experiência de pilotar seja sempre um ritual. Entretanto, engana-se quem pensa que tomar cuidados e pensar em sua segurança durante a pilotagem afeta o momento. Muito pelo contrário, isso permite que o piloto tenha muito mais liberdade para guiar sua moto sem medo e com a certeza de estar sempre amparado por equipamentos que vão garantir sua segurança em caso de acidentes e/ou quedas.

Existem diversos equipamentos que auxiliam o motociclista a ter mais segurança, confiança e melhor performance enquanto estiver sobre a moto. Eles são essências para que a experiência de pilotagem não arrisque a vida do piloto nem de outras pessoas. Itens como capacetes, luvas, jaquetas e calças reforçadas, luvas e botas são de utilização indispensável e fazem toda a diferença para, inclusive, salvar uma vida em caso de uma ocorrência na estrada ou na rodovia.

A importância da bota para motociclistas

Mulher motociclista com equipamento de proteção

A bota é um dos itens de segurança mais importantes para um motociclista. À primeira vista ela parece servir apenas para proteger pés e perna de quedas e batidas. Entretanto, sua função pode ir muito além disso.

Proteção em quedas e batidas

Obviamente a bota é uma ótima proteção em momentos de queda ou batida. Ela dá mais proteção aos membros inferiores, dificultando que sofram cortes, ralados, fraturas, torções ou queimaduras. Por serem fabricadas em materiais especiais e específicos para a atividade motociclística, elas são muito melhores que botas e botinas comuns e infinitamente mais seguras que tênis, sapatos e chinelos.

Como os pés e pernas são os primeiros a serem atingidos quando estamos pilotando uma moto, ter proteção especial e pensada especificamente nisso é ideal para garantir a segurança da pilotagem e se certificar que quaisquer possíveis danos serão minimizados.

motociclista com capacete

Proteção contra o vento ou trajetos

Além de proporcionar grande proteção em quedas e acidentes, as botas específicas de pilotagem também protegem pés e pernas do vento, que pode ser cortante sob algumas velocidades e de trajetos específicos, como os que possuem muito mato, ou se localizam em meio a florestas e matagais.

Em certas velocidades, o atrito da pele com o ar ou com plantas pode causar queimaduras e/ou machucados, que podem trazer problemas depois, como infecções e complicações.

Mais estabilidade e controle nos pés

Por serem produzidas especialmente para a pratica da pilotagem, as botas de segurança conferem muito mais estabilidade para o piloto. Elas garantem firmeza e segurança para permanecer na moto e ter uma ótima experiência sobre duas rodas. Elas ainda permitem melhor controle das ações que o pé desempenha, como troca de marchas e freio.

Mas atenção!

motociclista equipado

Na hora de escolher uma boa bota de segurança para a sua pilotagem, é importante pesquisar qual o melhor modelo para a sua estatura, sua moto e a sua finalidade. Somente assim é possível garantir que o equipamento realizará a real proteção e desempenhará de fato a sua função de segurança. Uma dica importante é optar por botas que não possuam cadarços ou fios, pois podem enroscar na moto ou durante o trajeto e causa acidentes.

Comprar com quem entende também é muito importante. Dessa forma você tem a certeza que o produto tem qualidade, é de confiança e valerá o investimento. Para isso, conte com a Competizione, aqui temos diversos modelos de botas de pilotagem e outros equipamentos de segurança, como capacetes, luvas e macacões. Tudo para garantir a sua melhor performance sobre duas rodas!