MIPS Segurança para Capacete moto

mips-ps-animation (1)

MIPS

Esta é uma sigla que em breve será de conhecimento de todos e de extrema relevância para os motociclistas. Muito se investiu em tecnologia do casco do capacete, no EPS, na forração, na ventilação, fixação de viseira e etc. No entanto existe uma tecnologia desenvolvida para salvar vidas, existente desde 2001 que ajuda a reduzir o risco de grave lesão cerebral.

Uma das inovações mais recentes na absorção de energia é o MIPS (Multi-Directional Impact Protection System), ou Sistema Multi-Direcional de Proteção contra Impactos. O MIPS usa um plano de deslizamento, projetado especificamente para gerenciar e absorver energia a partir de impactos rotacionais e angulares.

O QUE É O MIPS?

MIPS é a sigla para Multidirectional Impact Protection System (Sistema de Proteção de Impactos Multidirecionais).Este sistema funciona como uma segunda camada de proteção interna do capacete, reduzindo as diferentes forças rotacionais que podem gerar sérios danos ao crânio em certos tipos de impacto.

COMO FUNCIONA?

O MIPS usa um sistema de deslizamento plano que se move dentro do capacete, imitando o próprio sistema de proteção do cérebro. Esta camada é projetada para girar dentro do capacete com a intenção potencialmente lenta de reduzir a quantidade de energia transferida para a cabeça. A ciência nos diz que se pudermos diminuir as tensões associadas à aceleração rotacional, poderemos reduzir o risco e a gravidade da lesão cerebral.

mips-ps-animation (1)

 

HISTÓRIA DO MIPS

Em 1996, o neurocirurgião sueco Hans von Holst começou a estudar a construção do capacete. Ele se associou com Peter Halldin, pesquisador do Royal Institute of Technology, com o objetivo de contribuir para a evolução da tecnologia de capacete. Como resultado, a empresa MIPS AB foi fundada em 2001 por Hans, Peter e outros 3 especialistas no campo biomecânico do Royal Institute of Technology (KTH), em Estocolmo, na Suécia.

A empresa tem extensa experiência tecnológica e médica focada em lesões na cabeça. Eles também realizam estudos envolvendo predição (não seria previsão?) de lesões e a simulação de lesões de cabeça e pescoço usando métodos de dados avançados. A MIPS AB possui extenso e profundo conhecimento sobre lesões de cabeça e pescoço, resultado de 20 anos de experiência na área.

A Tecnologia MIPS reduz em até 40% a força de um impacto transmitido ao cérebro

 

Gráfico mostrando a redução do dano causado num acidente usando a tecnologia MIPS.

Gráfico mostrando a redução do dano causado num acidente usando a tecnologia MIPS.

NOVIDADE BELL

A Bell foi a primeira fabricante de capacetes no mundo a integrar esta tecnologia a um capacete street (fechado), buscando desta forma oferecer mais segurança ao motociclista. Presente nos modelos Qualifier DLX, MX-9 Adventure e MX-9 offorad.

 

Informações retiradas do site oficial, conheça mais em:

Welcome Bell Moto

http://www.staracer.com.br/bellhelmets/mips/