O pneu ideal para cada tipo de solo

shutterstock_301444349

Escolher o melhor pneu da sua moto para cada tipo de motor e solo é uma tarefa difícil mas fundamental para quem quer melhor desempenho e segurança. A utilização diária da moto pode desgastar o material facilmente, assim como usar um pneu diferente daquele que é recomendado para determinado terreno, pode diminuir a vida útil do veículo e colocar a sua vida em risco.

Pensando nisso, o post de hoje vai dar algumas dicas de como selecionar o melhor pneu para a sua moto e mostrar a diferença entre a aderência do material e cada tipo de solo.

shutterstock_174842957

É importante identificar, antes de tudo, se o seu trajeto terá muitas curvas ou você pretende acelerar em linhas retas. Isso porque uma velocidade mais alta exige pneus mais rígidos e para curvas precisas são necessários pneus macios, que vão obedecer seu comando rapidamente e evitar problemas com a moto e acidentes.

Vale lembrar também que pneu novos são mais escorregadios porque vêm da fábrica com uma camada protetora, que só entra em desgaste depois de alguns quilômetros rodados. Além disso, usar pneus mais largos que o especificado é proibido e com certeza vai te trazer problemas antes do que você imagina, já que causa o desgaste prematuro das bandas de rodagem.

Pneu de desposto, usado em circuitos de competição

shutterstock_113746351-780x557

Pneu de borracha macia utilizado em circuitos de competição. Atinge altas temperaturas, mas não são indicados para piso molhado, pois têm poucos desenhos na superfície. Possuem vida útil curta devido o atrito contínuo.

Pneu de desporto/touring, mais adaptável a diferentes solos

10462711_890337370982795_3243779725767097900_n

Feito de borracha de rigidez intermediária, possui mais desenhos na superfície e sua temperatura de funcionamento é inferior ao pneu de esportivo. Tem boa aderência e se adapta bem a diversos tipos de terreno.

Pneu touring: escolha certa para estradas de asfalto

a2ec0f7f3f283f04454a86c6484388b2

Pneus de borracha rígida, também conhecido como pneus de estrada. Tem baixa temperatura de funcionamento e vida útil superior ao pneu de desporto. Seu desenho permite uma boa aderência em pisos molhados.

Pneu misto ou trail, para você que não conhece o tipo de solo do trajeto

honda-nxr-160-bros-vs-yamaha-xtz-150-crosser-1425932487236_615x300

 Indicados para quem circula tanto em pisos de asfalto, quanto pisos de terra, graças ao seu desenho mais largo na superfície que possibilita maior tração em todos os tipos de terrenos, até em areia e lama. São feitos de borracha rígida e sua temperatura de funcionamento é baixa.

Pneu TT, muito utilizado para motocross

shutterstock_17241838

Ideal para motocross e pistas de terra em virtude do seu desenho com grandes sulcos na superfície. Indicados para terrenos secos e acidentados, tem boa aderência e são feitos de borracha rígida, funcionam em baixa temperatura.